Turismo e Blog de Opinião
O que visitar
O que visitar
BAÍA DA HORTA
A Baía da Horta, nos Açores, é a segunda baía portuguesa, depois de Setúbal, a integrar o Clube das Mais Belas Baías do Mundo, cujo galardão ostenta desde o Congresso Mundial das Baías, realizado em 2012 em Bodrum, na Turquia e em Patmos, na Grécia.
“The Most Beautiful Bays in the World” é uma organização sem fins lucrativos, com chancela da Unesco, que reúne as mais belas baías do mundo. Fundado a 10 de Março de 1997 em Berlim, o Clube das Baías Mais Belas do Mundo tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento turístico, económico e social sustentável, através da troca de experiências entre os participantes.
MARINA DA HORTA
A Marina da Horta, inaugurada em 1986 é das mais movimentada do Mundo. É por isso bem conhecida a tradição dos yatistas ou aventureiros em deixarem uma pintura alusiva à sua embarcação sobre os paredões da Marina. Segundo a lenda, este acto levará o barco em segurança ao seu destino.
Assim, quem passa pela Marina da Horta depara com uma galeria de arte a céu aberto com o mundo inteiro representado no molhe deste porto açoriano, por criativas e coloridas pinturas.
MONTE DA GUIA
O Monte da Guia é um antigo vulcão com origem no mar que se juntou à ilha do Faial. É classificado como Area de Paisagem Protegida pela sua formação geológica, fauna e flora endémica.
Miradouro de excelência, do adro da Ermida de N.Srª da Guia, padroeira dos pescadores e marinheiros temos uma panorâmica dupla, ora sobre a Caldeira do Inferno ou "caldeirinhas ", acolhedora maternidade de espécies protegidas da fauna marinha, ora sobre a recortada costa da Baía de Porto Pim e a cidade da Horta.
MOINHOS
Construídos nos finais do séc.XIX, são moinhos giratórios. Um com vela triangular ou Latina, de influência portuguesa e o outro de vela rectangular, por influência flamenga.
Os moinhos foram essenciais para a economia da ilha, grande produtora de cereais, sendo hoje um autêntico ex-libris na paisagem açoriana.
VULCÃO DOS CAPELINHOS
O vulcão dos Capelinhos teve origem numa erupção submarina a 27 de Setembro de 1957 e esteve em actividade durante 13 meses. É um dos vulcões mais paradigmáticos do mundo da vulcanologia, apresentando ainda hoje uma paisagem inóspita. Está integrado no Parque Natural do Faial como Area Protegida para Gestão de Habitats ou Espécies dado o seu elevado interesse geológico, biológico e paisagístico.
A visita ao Centro de Interpretação é fundamental para conhecermos a génese e evolução do vulcão dos Capelinhos assim como a história geológica da formação do arquipélago dos Açores.
______________________________________________________