Turismo e Blog de Opinião
Reservas Naturais
CALDEIRA
A Caldeira é a cratera do maior vulcão da ilha do Faial, com cerca de 400 mt de profundidade e 2 Km de diâmetro. É Reserva Natural por albergar populações raras de flora endémica dos Açores. A sua descida não é permitida mas podemos optar por fazer o trilho pedestre que a circunda e que proporciona deslumbrantes paisagens de particular interesse.
Consulte a informação sobre os trilhos pedestres desta zona em "o que fazer?"
MORRO DE CASTELO BRANCO
O Morro de Castelo Branco é reserva natural, formado por vários estratos geológicos, que pelo seu aspecto vertical faz lembrar um castelo e que pela cor branca das suas paredes recebeu o nome. É o resultado de uma erupção vulcânica costeira que ocorreu há cerca de 30 mil anos.
Pelas suas características geofísicas e isolamento é um local muito procurado por aves marinhas que aqui vêm nidificar, especialmente o cagarro (Calonnectris diomedea borealis) que o procura entre março e outubro, o garajau-comum (Sterna hirundo) e o frulho (Puffinus assimilis baroli).
Veja os trilhos pedestres em "o que fazer?"
PRC5FAI-Rumo ao Morro de Castelo Branco
CALDEIRINHAS
Também designada de Caldeira do Inferno é formada por duas crateras vulcânicas unidas e inundadas pelo mar formando um oito. É a acolhedora maternidade de espécies da fauna marinha, como por exemplo, salemas (Sarpa salpa) e bodião-vermelho (Labrus bergylta). Local de elevado interesse biológico da flora endémica dos Açores como a urze (Erica azorica), ou a nativa faia-da-terra (Morella faya).
_____________________________________________________________________________________